Prefeito de Cristalândia do Piauí-PI suspende cargos comissionados, funções gratificadas, reduz seu próprio salário e do Vice-Prefeito.

O Prefeito Municipal de Cristalândia do Piauí-PI,  Ariano Messias, decretou situação de emergência econômico-financeira e determinou a limitação de despesas no âmbito do Poder Executivo Municipal. Na última sexta-feira, 17 de novembro de 2017, o Prefeito assinou o DECRETO nº 043-2017, reduzindo o seu próprio salário e do vice-prefeito em 20% (vinte por cento), além disso o mesmo suspendeu os cargos comissionados e as funções gratificadas, exceto os cargos de Secretários Municipais, Controlador Interno, Procurador Geral do Município, Gerente de RPPS, e demais considerados essenciais ao funcionamento da administração Municipal.

A tão difícil decisão foi tomada com o objetivo de cumprir a LRF, já que com a constante queda do Fundo de Participação dos Municípios e do FUNDEB o município entrou no coeficiente de alerta com relação aos gastos com pessoal, conforme alerta do Tribunal de Contas Estadual – TCE, e principalmente para conseguir quitar todas as contas dentro do exercício financeiro de 2017.