Secretaria de Saúde apresenta balanço das ações desenvolvidas no ano de 2017

A prefeitura municipal de Cristalândia do Piauí por meio da Secretaria de Saúde do município divulgou o balanço das atividades desenvolvidas no ano de 2017, primeiro mês da Administração Municipal 2017/2020. No balanço apresentado destaca-se a organização administrativa da pasta, recuperação de aparelhos, implantação e expansão de atendimentos , entre outros.

Entre as atividades, o secretário Sandâlo Vagner Nogueira, destacou as seguintes: Individualização de arquivos do PSF, instalação do PSF na Vila Zome, oferta de atendimento médico e odontológico nas localidades Tabocal e Esperança, compra de EPI’ S e uniformes para os Agentes Comunitários de Saúde e vigilância e Endemias, recuperação de raio- xs, que aguarda apenas energia estável para funcionamento, ativação do LRPD, próteses dentárias com oferta de 20 semanalmente, instalação do pronto eletrônico, aquisição de equipamentos modernos para o laboratório de análises clinicas, credenciamento da van odontológica móvel, que a partir de janeiro atenderá a zona rural, promoção da ação social na saúde, levando médicos e dentistas e exames de laboratórios entre outros profissionais, recuperação de equipamentos quebrados como autoclaves, ar condicionado, aspirantes e outros. Promoção de campanha contra o barbeiro, que há mais de 10 anos havia deixado de ser inspecionado no município (SIS Chagas), envio de amostras de água (SIS Água), para análises, cadastro de todos os comércios da zona urbana e rural, tablets para os ACS.

Ainda de acordo com o secretário, estas ações foram importantes, pois permitiu resgatar programas importantes que estavam parados há anos, e assim foi possível ofertar uma saúde mais digna aos Cristalândeses no referido ano.