Secretário Municipal de Administração de Cristalândia é aprovado no exame de Certificação da APIMEC

A Prefeitura Municipal de Cristalândia do Piauí parabeniza o Secretário Municipal de Administração, Samuel França Rodrigues pela aprovação no Exame de Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social – CGRPPS realizado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – APIMEC. A Certificação Profissional é destinada à Gestores Financeiros, e tem como objetivo a permanente capacitação Técnica dos Profissionais que atuam na área de investimentos.

Conforme a Portaria nº 155 de maio de 2008, do MPAS (Ministério da Previdência e Assistência Social), a União, Estados, Municípios e Distrito Federal, devem comprovar junto à Secretaria de Previdência Social, que o responsável pela Gestão dos Recursos dos seus Regimes Próprios de Previdência (RPPS), tem sido aprovado em exame de certificação.

A certificação do Profissional permitirá que o Município de Cristalândia renove o Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP, instituído pelo Decreto nº 3.788, de 11 de abril de 2001, é o documento que atesta a adequação do regime de previdência social de Estado, Distrito Federal ou de Município ao disposto na Lei nº 9.717/98, na Lei nº 10.887/2004 e na Portaria MPS nº 402/2008, de acordo com os critérios definidos em norma específica.

O CRP é um dos requisitos para que o município saia do CAUC, e possa voltar a firmar convênios com o Governo Federal e receber transferências voluntárias.

No início da administração do Prefeito Ariano Messias, o Município de Cristalândia do Piauí estava com 17 pendências no CAUC, hoje estando com apenas duas. A expectativa é aniquilar todas as pendências para que o município esteja mais uma vez com o “nome limpo”, já que o CAUC impede que o município firme novos convênios, causando um atraso no avanço da cidade.

Esse é sem dúvida, mais um passo rumo ao progresso de Cristalândia. Parabéns ao Secretário Samuel França.